sexta-feira, 19 de novembro de 2010

PARAR, ESCUTAR E OLHAR



















OS CULPADOS DO NAUFRÁGIO LEIXONENSE


Após a oitava (8.ª) jornada, regressa a Taça de Portugal e, mais uma paragem "forçada" para o Varzim, que por direito próprio, poderia muito bem entrar em campo no próximo Domingo, não fora um "caso" (mais um) que impende sobre o Gondomar e que, motivou o ficar de fora por parte do Varzim, na eliminatória anterior, o adiar de uma defininação quanto à situação do clube poveiro na "festa" (já foi mais...) do futebol português. O Varzim, que aguente o repuxo! Poderiam ser mais uns euros (vidé os preços do Leixões-Varzim!... Foi de escaldar à brava!!!). Ao Varzim até pode calhar defrontar os piedenses (freguesia de Almada e onde nasceu Luís Figo), que são os reclamantes e tentam impugnar o jogo que o Gondomar lhes ganhou na eliminatória anterior.

E enquanto estas trocas e baldrocas do futebol luso acontecem, há que aproveitar para, reflectir, com serenidade, após tão surpreendente e brilhante prestação no Estádio do Mar, frente ao (talvez) candidato dos candidatos à subida!

Magia?! Coisas do sobrenatural?... Estavam pedrados?! Galinhas prêtas?!

Nada disso, senhores!

Apenas e só, o arrancar de uma exibição... quase perfeita! E quase, porque neste mundo, não há ninguém, nem nada perfeito. Não fora isso... e seria uma perfeição acabada!

Mas, o Varzim reforçou-se à socapa?... de forma ilegal? Terá sido o edil Vieira que terá posto alguns pozinhos na massa dos atletas?! Einh???

É que a fartura foi tanta... que leva o mais puritano às mais mirabolantes desconfianças! Principalmente para quem não viu o jogo! E que pena terem sido tantos!!!

Não senhor. Não foi nada do outro mundo.

Foi um Varzim "à Varzim". Um treinador que já sabe mais um pouco e que, pôs de lado a criatividade em cima do joelho. Grande "tiro" o fazer regressar André Carvalho à titularidade, dando-lhe a tarefa de ser como que o "carteiro" e o primeiro guardião do templo defensivo. Soberbo o seu trabalho. Foi uma das surpresas para o técnico do Leixões...

Numa escala de zero a vinte, a Eduardo Esteves, pela nossa parte, atribuiríamos nota máxima! Assim como já lhe atribuimos negas... mais do que uma vez, quando mereceu. A ele e ao resto do grupo, é preciso que se note. Mas tecnicamente é ele o o que tem o maior enfoque, como aliás, ele bem sabe.

Já agora, é justo não nos esquecermos de todos os outros elementos da equipa técnica - fisicamente apresentou-se para o segundo tempo, simplesmente sublime - e, também corpo médico. O seu contributo é fundamental e faz parte do trabalho colectivo, quase sempre "invisível" do grande público, por ser feito, grande parte dele, durante a semana e entre paredes dos departamentos-médicos.

Acertou em cheio quem, resistindo ao desânimo, foi até Matosinhos!

Agora, é preciso não estragar esta aura que de repente se posicionou sobre as cabeças alvi-negras, em apenas um jogo! Foi só mais um jogo! Isto é a gente a falar, quer-se dizer...

Se os jogadores e técnicos forem capazes de absorverem, com lucidez e racionalidade, sem se deslumbrarem (porque muitos deles, são muito jovens, por exemplo Rafael, Salvador, Neto, Campinho e outros) e, também, os adeptos não os sufocarem já a pedir-lhes que ganhem sempre assim, porque serão favas contadas... Ó meus amigos... temos Varzim e dos que vai fazer rolar muitas cabeças!

Que não venha a constituir uma prematura glorificação, porque não se justifica!

Os atletas chamados a jogar, estiveram colectivamente, em grande! Soberbos! À parte um outro pecadilho... Foram inexcedíveis na entrega e no "bem-fazer" as coisas!

Mas por favor, não voltem a fazer um ciclo de 7 (sete) jogos "azedos", para ao oitavo jogo e, fora de casa, nos surpreenderem desta maneira! É que o coração, tem limites!!!

Força malta que enverga a camisola do Varzim! Direcção, acarinhem, ainda mais, estes rapazes!... É certo que não fizeram mais que cumprir a sua obrigação... mas ela tem que ser recíproca.

É tempo de parar... olhar em volta... e escutar!

Força Varzim! Ala-Arriba!

21 comentários:

Anónimo disse...

É tudo muito bonito, mas falta pagar aos jogadores e isso também é preciso.
No fim do Mês já são 3 Meses e meio.

Anónimo disse...

É uma verdade, infelizmente. Assim não há moral. Como se dizia antigamente. Mas era antigamente em que os aldrabões t4tinham um lugar à espera deles - a Casa das Grades. E lá bem à beirinha onde a rapaziada (alguns até não são tão rapazinhos coo isso) fez aquele brilharete. Ou seja, Custóias.

Vocês fazem tudo pelo Varzim, façam também por arranjar dinheiro para pagar o trabalho do plantel, S.F.V.
Só lêtra, sem música, não chega. Mais de 3 meses é muita coisa!

Anónimo disse...

Só foi pena que não tivesse sido em casa e, à mais tempo.

Anónimo disse...

Pessoal, atenção!

Cuidado com a "bebedeira"! Cuidado! Olhai que depois, se contra o Feirense não se repete o feito (histórico)... lá vai a malta alinhar na banda filarmónica dos assobios...

O adepto é como o higrómetro... muda de cor conforme a humidade...

Anónimo disse...

Aproveitem ao máximo esta onda de alegria. Por cada dois espectadores, só paga um! Faça-se do próximo jogo o pretexto para a reconciliação e reaproximação dos adeptos com o clube! É uma oportunidade a agarrar.
Os atletas surpreenderam-nos. Agora devem os adeptos surpreendê-los com um apoio à boa maneira dos tempos áureos!

Tribuna Varzinista disse...

.Agora, no retomar do campeonato, os jogadores e técnico do Varzim com certeza que vão ter que se lembrar (mais uma vez... mas não chega só lembrarem-se...)que jogar em casa, é diferente (para pior, por paradoxal que possa parecer) do que sentir a obrigação de ter a iniciativa de pegar na bola e construir jogo. Aí, todas as peças terão que funcionar em pleno!
O Feirense da Liga não é o que esteve nos Arcos. Atenção ao essencial e é hora de pôr de lado o surreal... e assentar outra vez os pés no chão

No saber, novamente, mexer nos "cordelinhos" por parte do técnico Eduardo Esteves, vai passar muito, do "segredo" para a sequência positiva.

Anónimo disse...

Não se admite, o Varzim está a ser prejudicado por causa da lentidão dos senhores responsáveis da FPF na resolução do caso Gondomar.
O Varzim está a ser penalizado a nível de tesouraria e a nível competitivo, porque paragens destas, provocam perda de ritmo competitido. Ainda por cima o Varzim vinha de um resultado propício ao desejado ELAN DE VITÒRIA.
Enquanto não houver uma varridela na FPF.

Os orgãos sociais do Varzim deviam pedir uma indemnização por perdas e danos.

Outra coisa.

A vitória contra o Leixões também tem um culpado que se chama Dr. Lopes de Castro. Ok?!

Anónimo disse...

não são só os culpados nos maus resultados. bem visti!

Anónimo disse...

O resultado contra o Leixões, com este potencial que todos reconhecemos ao Varzim, sai uma vez em 1O!

Nada de euforias e, nada de exgir mais a este plantel que é, cumprir a sua obrigação... como aconteceu!
Mas não deixemos de meditar e reflectir, como poderemos exigir a quem não vê a sua entidade patronal pagar-lhes o trabalho!? Exigir... só depois de contar acertadas. Três meses, é demais para quem tem obrigações financeiras a cumprir.
Os jogadores, de clubes como o Varzim, ganham mais do RSI, mas também não vivem da sopa da caridadezinha e nem todos têm imóveis ou acções a render.
Haja escrúpulos! Se não pagarem em casch nos hipermercados... não há nada pra ninguém!

Responsáveis: não sei como podem dormir!

Anónimo disse...

Não tenhais pena. Se eles não falam éporque não lhes está a fazr tanta diferença. Eles que poupem e que desabafem.
Senão ficam a ouvir estórinhas do bacalhau.

Anónimo disse...

Essa do bacalhau... Ah, já sei! Estamos a chegar ao Natal e quando ele chega, a gente lembra-se do probezinhos, das popotas de algumas func. públicas e das leopldinas que dizem as más línguas são as amantes do pinóquio PFDF.
Este blogue está cada vez mais a copiar-se e a ser imitado, mas mal!...

Anónimo disse...

ai a inveja... ai a dor de coto... hahahahahah

Tribuna Varzinista disse...

Os adeptos, sócios ou não sócios, tiveram (e têm) o direito de assobiar e mostrar lenços quando os resultados e as exibições são fracas. Muito bem! Mas concordemos, nós que não nos candidatamos a dirigente e não assumimos responsabilidades na gestão financeira do clube, devemos também protestar contra o facto de os atletas e restantes assalariados já levarem quase 3 meses sem receber!!!
Se há alguém que deve a alguém... somos nós, porque o clube “é nosso”!... Mas temos representantes por nós eleito para receberem e pagarem.
À mulher de César, não bastava parecer...

Anónimo disse...

Entretanto entretenham-se a saber os resultados da liga dos últimos. Pois, poios. O que é preciso é entreter a malta, nem que seja com históras da carochinha... Pagar, é que está queto!

Anónimo disse...

Esta vitória caiu que nem mel, para voltar colocar os vírus do clube a incubar.
Atrevo-me a escrever estas verdades, porque sei que neste blog publicam opiniões com substância. Dantes vinha cá só para ver uns cromos antigos do Varzim... mas fiquei a gostar tanto, que já não dispenso um a espreitadela.
Mas voltando ao dia-a-dia do Varzim que, vai muito para lá dos resultados.
Como canta Abrunhosa: "vamos fazer o que ainda não foi feito".
O “projecto-estádio”, continua em águas de bacalhau (é preciso mudar as águas...)! Projecto que se já estivesse aprovado e em fase de execução (diz dr. Lopes de Castro) bem que já poderia estar a render receitas ao clube.
Da edilidade dizem que os responsáveis do Clube continuam sem apresentar a documentação necessária para que o processo avance (Aires Pereira, vice da Câmara, segundo o relatado na com. social local).
Do lado do Varzim, acusam que é o P. U.(Plano Urbanístico) que falta ser aprovado e, quem tem que o fazer a edilidade.
Afinal em que é ficamos? Quem está a faltar à verdade?
O número de sócios, de cuja fonte tiveram proveniência uma boa soma de euros (segundo relatório), bem que já poderia ter aumentado (alguns seriam até com origem em recuperação de sócios), se a chama competitiva tivesse vindo a ser outra (o resultado em Matosinhos, oxalá não tenha sido um rebuçadinho...). No passado domingo, o número de apoiantes do clube não teriam ficado por apenas umas duas dezenas, bem contadinhas... e não o dobro, como alguns "mentideiros" viciados afirmaram (alguns nem lá estiveram!!!).
Andou-se muito tempo a cometer repetidamente os mesmos erros de casting:
-apostas em treinadores suspeitos (excepção de Horácio Gonçalves, devido ao seu curriculum adquirido anteriormente ao serviço do clube);
- contratações que constituíram absurdo barrete, com predominância para brasileiros "ao kilo"!
- O estádio do Varzim está numa acelerada e arrepiante degradação e, o clube corre o risco de... a curto prazo, nem velho, nem novo estádio!

O que o clube devia no início de há seis anos a esta parte, foi-se acumulando ao ponto de, dos 471 mil euros da transferência do Bruno Alves para o Zenit (via FCP), o Varzim não ter cheirado sequer a cor do dinheiro, pois foi direitinho para os cofres do fisco, para pagar o que deveria ter sido pago na devida altura. Aliás dinheiro proveniente, na sua quase totalidade, de retenções e descontos feitos sobre ordenados, empolado com quase outro tanto (?!?!?) de sanções pecuniárias e juros de mora e compensatórios. Ou seja, em que o clube apenas era fiel depositário.

Peço-lhes desculpa por este desabafo, mas não me sentiria bem se me esquecesse destas chagas que continuam a flagelar um clube histórico, em que a luta para ocupar os seus quadros dirigentes através de eleições, era acérrima!!! Agora... passam ao lado e olham com desdém!

Anónimo disse...

Mais palavras para quê?

Até se aprende a fazer pontuação... com reticências e, tudo!!!

Branquinho da Mata

Anónimo disse...

"Agora é preciso não estragar esta aura..."

Senhores admnistradores, há péssoal qui não perrcébi o qué qué isso da aura, tá sabendo?...

Aura significa "estado de graça", bom momento, etc.

Para este jogo que vai ter receita de tv, os preços para o público deveria ser em metade do habitual e, um bilhete dar para duas pessoas.
É um omento, se calhar único, para relançar e reunificar plantel/adeptos do Varzim.
Neste momento de uma renovado entusiamo, era fundamental tudo fazer para puxar os adeptos para no campo apoiarem. Por vezes há que fazer sacrifícios pontuais, que poderão valer a pena. Aliás, já muita gente dentro do Varzim os vem fazendo.

Anónimo disse...

isso dos projectos e das dívidas e dos salários atrazasos, agora não interessa nada!!! enquanto o foguetório estalar no ar... as cabeças também vão andar. O pior é depois. Os maldizentes moços de fretes vão voltar a abocanhar o passarinho.

Anónimo disse...

Já alguém, não comprometido, escreveu por aqui:" o fadinho triste do objectivo é lutar pela manutenção, é um apelo à ambição dos fracalhotes".
O Vazrim tem tido jogadores de sobra para já ter subido, até porque foi sempre dos orçamentos nais caros, ao contrário do que alguns dizem, como preservativo em caso de insucesso.

Brincalhões da bola.

pedro nunes disse...

O Varzim, que é uma instituição, de méritos reconhecidos pelas instâncias do patamar superior a nível desportivo, dentro do nosso país, pelo seu trabalho desenvolvido ao longo de anos a fio, estava a precisar, a nível desportivo, de um resultado como o verificado em Matosinhos, como de pão para a boca.
Há que filtrar as atitudes/opiniões mafiosas que aparecem nestas alturas, tentando desmoralizar a moral. Passe a redundância!
Uma coisa é a degradação económica/financeira dentro de um clube que tem como actividade principal, o futebol principal e, como secundária, a formação que, além de poder servir, num futuro de curto, médio/longo prazo, realiza um trabalho social, para o concelho e até para fora dele, que é de relevar.
Outra coisa, é o comportamento competitivo a nível da sua equipa principal que, quer queiramos quer não, é a mola real de sustentação da existência do clube, a um nível mínimo de importância no panorama do futebol nacional.
"Essa é que é essa!!!"
Temos que ser coerentes. Não podemos ter ideias megalómanas, como vender um complexo desportivo (terrenos apetecidos pelo sector imobiliário, que não há-de estar sempre em crise, como tudo o resto... e atirar-se a comprar terreno noutro local, (que neste momento e, por largos anos, terá um valor m2, de muito inferior justo valor (valor de mercado)!?
Se o endividamento do clube estivesse saneado, e com uma valorização patrimonial de curto prazo... Aí, apoiaríamos com as mãos todas! Mas, infelizmente não é isso que acontece.
O clube nem sequer tem uma Direcção eleita.
Em termos de receitas para satisfação de compromissos de curto prazo (até final da época), já tem comprometidas as suas previsões orçamentais para 2010/2011, ao já ter ficado a “ver navios” com a caça que o fisco fez ao desviar para os seus cofres 258.000 mil euros (QUE É MAIS DO QUE UMA DAS 3 PRESTAÇÕES PROMETIDAS) para pagar dívidas fiscais!??
Afinal, quantas prestações foram pagas pela transfª. do Bruno Alves?!!!
Concluindo. Neste momento e de palpável para os sócios e adeptos do Varzim, o que é que temos de bom para o clube???
Apenas isto: uma estrondosa exibição com uma vitória histórica em casa do Leixões!!!
O resto, continuam a ser perspectivas para um futuro, já demasiadas vezes adiado.
Nós adeptos, aproveitemos a onda vitoriosa da passada jornada e, comecemos por criar um bom ambiente aos nossos atletas, incitando-os mesmo que percam golos de baliza aberta. Porque para lhes criarem dificuldades, já lhes chegam o adversário e os ordenados por receber.
Durante o jogo, façamos a diferença... No final, sejamos iguais a qualquer adepto apaixonado pelo seu clube.

Anónimo disse...

No final, é o resultado que vai mandar nas gargantas. Olhem para a recepção aos slbês. Ontem heróis e beijinhos...
Até pareciam jagunços a fugir dos protestos da populaça à porta de tribunal.